✦ Blog: Anime Shoujo - Sigla: AS
✦ Dona: Thays Ramos(Off)
✦ Desde: 30/03/2012
✦ Tema: Card Captor Sakura Clear
✦ Post: 2.244
✦ Comentários: 9.324
✦ Visualizações: 5.323.215

22.1.14

Educação no Japão

閃光 | via Tumblr

Ohayô minna-san!
Cá estou eu de novo, postando o mesmo post de ontem. Cometi alguma besteira bem grande e o resultado foi que eu perdi quase todo o conteúdo dessa postagem, e ainda por cima, não tinha salvo ela em nenhum outro lugar... tive que rezafê-la quase do zero tudo outra vez... waaaa... >< deu uma trabalheira. Mas como é um assunto que eu acho que talvez vocês se interessem, penso vale a pena postá-la aqui de novo.
Bom, estarei falando agora sobre o Sistema Educacional no Japão. Mais tarde pretendo complementar um pouquinho esse post comentando sobgre os famosíssimos uniformes japoneses. Mas isso já é um outro assunto.
Bora conferir? ^^

 
Untitled

Sistema Educacional no Japão:

- História: 
O sistema educacional público japonês foi criado em 1872 com base no sistema escolar ocidental. Em 1875, havia 25.000 escolas primárias em todo o país, praticamente o mesmo número existente nos dias de hoje. A maioria dos estabelecimentos funcionava em salas alugadas de moradias e templos. Desde 1947, a educação obrigatória no Japão inclui a educação infantil, yōchien, e o ensino fundamental, shōgakkō, o qual dura nove anos (dos seis aos 15 anos). 

- Atualmente: 
O sistema pode ser divididos nas seguintes etapas: Jardim de infância (幼稚園 Yōchien), Escola Elementar (小学校 Shōgakkō) Educação Compulsória, Escola Média (中学校 chūgakkō) Educação Compulsória, Escola Superior (高等学校 kōtōgakkō, abbr. 高校 kōkō). 
O Japão tem tanto escolas públicas como privadas, em todos os níveis. Nenhuma delas é totalmente gratuita, mas as escolas públicas são consideravelmente mais baratas que as particulares. Muitas escolas elementares, primárias e de nível médio (colegial) são públicas, enquanto a maior parte dos jardins-de-infância (maternal e pré-escola), escolas técnicas e universidades são particulares.
No momento, a educação japonesa passa por uma reestruturação que tenta adaptá-la ao século XXI, mudando sua ênfase da disciplina e do respeito a tradição para a liberdade e a criatividade. (Fonte: Wikipédia e Consulado Geral do Japão em São Paulo).

Правила поведения в Японии – блоги путешественников на Touringo.ru

Ano Letivo:
O ano letivo japonês é de Abril a Março e o ano escolar é dividido em 3 períodos. Os estudantes desfrutam de 3 férias anualmente: férias de Verão (final de Julho - final Agosto), férias de Inverno (final de Dezembro - início de Janeiro) e férias de Primavera (final de Março - início de Abril). As aulas são ministradas de cinco a seis dias por semana das 8h30 às 15h ou 15h30, e nos sábados até às 12h. 

△ℒITTLE, LITTLE MIU△

Currículo:
O currículo escolar japonês é constituído de matérias básicas, educação moral e atividades especiais pré-estabelecidas pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes , Ciência e Tecnologia do Japão. As matérias básicas lecionadas se dividem da seguinte forma:

Sem título | Flickr - Compartilhamento de fotos!

Nível Primário: 
Língua Japonesa, Estudos Sociais, Matemática, Ciências, Estudo da Vida Prática, Música, Desenho e Artefatos, Economia Doméstica, Educação Física, Educação Moral e Atividades Especiais.

follow me on tumblr sugarbunny07.tumblr.com

Nível Ginasial: 
Língua Japonesa, Estudos Sociais, Matemática, Ciências, Música, Artes, Educação Física e Sanidade, Treinamento Técnico e Economia Doméstica, Língua Estrangeira (Inglês), Educação Moral e Atividades Especiais.

Nível Superior:
Inclui disciplinas acadêmicas como língua japonesa, matemática, ciências e inglês, junto com história, geografia, atividades cívicas e economia doméstica, mais as disciplinas específicas para áreas específicas, sendo as áreas econômicas e industriais as mais populares.

(1) Понравившиеся посты | Tumblr

Nas salas de aula:
As classes da escola primária podem ter até 40 alunos, subdivididas em grupos que se revezam diariamente para limpar a sala de aula, os corredores, os banheiros, os pátios de recreio e outras dependências da escola. Essas atividades de limpeza, assim como também os encontros atléticos, as excursões escolares e os passeios visam inculcar nos estudantes a importância do espírito de cooperação e da vida em grupo.


Favoritas | Tumblr

Sistema de exames:
Ao mudar de instituição escolar, os alunos precisam prestar exames para entrar em escolas ginasiais, colégios e universidades. No caso de escolas públicas e de universidades, os alunos sempre têm de fazer exames de admissão. Algumas escolas particulares oferecem ensino do jardim-de-infância à universidade. Nestes casos, os alunos terão somente que fazer um exame de admissão ou entrevista quando entrarem na escola, sistema chamado de “elevador”, ou seja: uma vez que a pessoa entre na instituição ela vai automaticamente para o próximo patamar, até graduar-se na universidade.(Fonte: Cultura Japonesa)


Universidades mais famosas:
Universidade de Tóquio (Todai) (na foto), Universidade de Kyoto (Kyodai), Universidade de Keio, Universidade de Waseda, Universidade de Osaka.

Fontes: Cultura JaponesaWikipédia e Consulado Geral do Japão em São Paulo

Espero que tenham gostado :)
Sayonara!!~~~~

4 comentários:

  1. *o* O ensino japonês é outro nível né *--*
    Acho legal eles incentivarem as crianças á conviverem socialmente de maneira cooperativa desde pequenas, creio que isso aumenta a tacha de cidadães com bom senso XD
    Acho que seria legal se aqui no brasil abrangessem coisas como estudos sociais desde o primário em escolas publicas (colocando em conta a grande tacha de estudantes), isso ajudaria á criarem jovens melhores... pelo menos eu acho ><
    Bem, gostei bastante da postagem !!!
    Kisses :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a sua opinião, Aiko-chan! Acho que o Brasil precisa dar mais importância a essa questão nas escolas: de ensinar o trabalho em grupo e a cooperação para as crianças desde pequenas; como também outra coisas que as ajudariam muito quando crescencem, como os trabalhos sociais, as aulas de economia doméstica, os clubes que os alunos montam dentro dos colégios para desenvolver as habilidades... seria algo realmente muito bom...
      Muito obrigada pelo seu comentário! Fico feliz que tenha gostado do post :)
      Kisses!
      Na.

      Excluir
  2. Muito informativo, simplesmente ameii a sua postagem Na, como sempre ^^
    e realmente o ensino Japonês é outro nível e com certeza se o Brasil leva-se em conta tudo isso seriamos um país melhor. >..<

    Bjinhos :**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Waaa, que bom que gostou Thays!! ^^ Fico muito contente com isso!!! Desculpe-me pelo tempo sem postar... >< como sabe, eu estava viajando... Mas agora eu esotu mais livre ^^
      Com certeza... acho que nós brasileiros ainda temos muito o que aprender sobre educação com os japoneses. E também com muitos outros países, claro. Acho que dessa maneira, não haveria tanta violência, preconceito, fome, corrupção e tantos outros problemas neste país.
      Beijos! :)
      Na.

      Excluir

Deixe os seus comentários mais parecido com o seu jeito,use os emoticons do AS e se divirta comentando...

Bjinhos :**

001   002   003   004   005   006   007   008   009   010   011   012   013   014   015   016   017   018   019   020