Só pra constar>>Origami é a arte de criar figuras bi ou tridimensionais feitas a partir de folhas de papel dobradas manualmente. Ori – dobrar Gami (kami) – papel
Este é um origami que representa uma ave, o tsuru (conhecida por nós como grou, e na
língua inglesa seu nome é crane). Ela é uma importante figura na cultura e nas tradições
japonesas, pois é considerado um pássaro sagrado e representa boa sorte e
longevidade. Ele aparece em várias manifestações artísticas japonesas, como:
- em pinturas, gravuras e no origami;
- na literatura: existem contos e até óperas, nos quais são
comuns os heróis se transformarem em tsurus e voarem pelo céu.
- e nas lendas: a mais famosa inspirou movimento mundial em
prol da Paz. Trata-se de uma lenda que diz que uma pessoa alcançará seu desejo
ao dobrar mil tsurus. Essa história fez com que chamada Sadako
Sasaki se transformasse em um símbolo mundial da Paz.
*Estátua de Sadako Sasaki*
Sadako tinha apenas dois anos de idade quando ficou contaminada por causa da radiação da bomba atômica lançada em Hiroshima na Segunda Guerra Mundial. Sua amiga, Chizuko Hamamoto, visitou-a no hospital e contou sobre a lenda que existia, de que se ela fizesse mil origamis de tsurus teria o direito à um pedido. Muito doente, e com as forças que ainda restavam, Sadako começou a fazer as dobraduras, para que pudesse realizar o deu desejo de ficar curada e viver normalmente. Todos os dias, ela fazia as dobraduras. Mas, antes que as concluísse, morreu, no dia 15 de outubro de 1955. Havia dobrado 646 garças de papel. Seus amigos, após a sua morte, dobraram os 354 origamis restantes, para que ela fosse enterrada com os 1000 tsurus, e pediram às pessoas que erguessem um monumento em sua memória, no Parque da Paz, e lá gravaram as seguintes palavras: "Este é o nosso grito, esta é a nossa oração. Paz na Terra."
*Este é o nosso pedido. Esta é a nossa oração pela paz mundial. Vou escrever PAZ em suas asas e vocês voarão pelo mundo. Sadako Sasaki*
Fonte: Wikipédia, "Papel e Tinta: Artes do Japão" de Nereide Shilaro Santa Rosa
Depois de conhecer essa triste, mas bonita história, acho que você ficou com vontade de fazer tsurus também, não é? Aqui está um vídeo-aula pra assistir e fazer o tsuru.
Material:
Uma folha de papel própria para dobraduras, ou uma folha de sulfite cortada em um quadrado perfeito.
Caso não tenha entendido algum passo, pode perguntar! Tentarei trazer algumas imagens passo-a-passo na próxima postagem para reforçar algo que não tenha entendido.
Com um pouco de práticxa, com certeza você não vai parar de fazer tsurus! Eu mesma, quando estou entendiada, logo me vejo fazendo esses pássaros de papel. Sou uma viciada ahsuahsuahsush (@-@)
A medida que você for acumulando muitos tsurus, é possível você fazer uma cortina com eles, prendendo-os uns aos outros com fio de náilon, igual mostra a imagem abaixo:
Ou, se quiser, pode pedir ajuda de seus colegas e amigos para fazer muitos tsurus e mandá-los para o Monumento das Crianças, no Parque da Paz, Hiroshima, Japão. Depois de dobrar mil origamis, faça 10 arcos com 100 tsurus cada e envie para este endereço:
Office of the Mayor
City of Hiroshima
6-34 Kokutaiji-Machi
1 Chome Naka-ku, Hiroshima, 730
Até a próxima, fofos! (^.^)
ah eu ja tentei fazer tsurus diversas vezes mas nunca consigo
ResponderExcluireu fazia no tempo do fundamental = w =
ResponderExcluirAmei, seguindo aqui *-*
ResponderExcluirSdv?
~Nhac :3
http://blog-worldotome.blogspot.com.br/
Aaah eu vou tentar fazer *---*
ResponderExcluiramoo Origamis *-*