✦ Blog: Anime Shoujo - Sigla: AS
✦ Dona: Thays Ramos(Off)
✦ Desde: 30/03/2012
✦ Tema: Card Captor Sakura Clear
✦ Post: 2.244
✦ Comentários: 9.324
✦ Visualizações: 5.323.215

2.5.13

Kokeshi

Hdthdf_large
Yoo, minna-san! ^^
Hoje eu vou falar sobre a kokeshi, uma singular e bela boneca de madeira típica do Japão, e sobre a sombria lenda que gira em torno dela. Confiram!>

Kokeshi (em japonês 小芥子 ou こけし): é uma boneca típica do Japão, sem braços nem pernas, e com uma cabeça grande. As bonecas tradicionais (Dento) são feitas artesanalmente, com madeira, e pintadas à mão (o que é um detalhe muito valorizado pelos japoneses, por nenhum rosto de uma kokeshi ser igual à outra). É provável que a boneca tenha sido feita originalmente em meados do período Edo (1603-1867), por Kiji-shi (artesãos de madeira), como souvenir para ser vendido aos visitantes das estâncias (fontes) termais da região de Miyagi, Japão. Além das bonecas Dento, existem as kokeshis Criativas, ou Shigata, que passaram a serem desenvolvidas após a Segunda Guerra Mundial, onde o artista (que moram nas cidades) têm total liberdade para dar formas, cores e desenhos à boneca.
Família Kokeshi

Tumblr_lf5qxahdcm1qeppa2o1_500_large
Móbile feito com Kokeshis

Ilustração de bonecas Kokeshis

Aqui em casa, eu tenho uma kokeshi igual à essa.

São vários os tipos de madeira utilizados na confecção de kokeshis. Um tipo é a cerejeira, para tons mais escuros, e a cornus, para tons mais suaves; além da Itada-kaede, uma espécie de bordo japonês, que também é utilizado. 
Existem algumas lendas sombrias a respeito das bonecas, criadas pelo imaginário japonês, e uma delas diz que, na região de Tohoku (norte do país), houve um período de intensa escassez de alimentos, e as crianças eram sacrificadas para servirem de alimento. Por isso, a boneca não possuiria nem braços, nem pernas. 
Muitas vezes a boneca kokeshi é utilizada em alguns rituais e cerimônias japonesas, especialmente na ilha de Okinawa, como no enterro ou no crematório de entes queridos, principalmente de crianças com morte prematura. 
É possível comprar kokeshis em quase qualquer loja de produtos asiáticos, e algumas vezes, até mesmo em restaurantes. Elas podem vir no formato convencional (bonecas), ou em chaveirinhos, estampas de camisetas e cadernos, porta-lápis, capinhas para celulares, adesivos, canetas, etc.
Fonte: Wikipédia e Asia Shop
É isso, minna! Kissus :*
Na.

6 comentários:

  1. Kawaii *3* adorei o blog.
    princesses-ana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. São tão kawaii
    Queria saber se vendem em todos os estados brasileiros?

    ResponderExcluir
  3. Nesse fim de mundo de Três Corações-MG vc n acha nem boneca da barbie

    ResponderExcluir

Deixe os seus comentários mais parecido com o seu jeito,use os emoticons do AS e se divirta comentando...

Bjinhos :**

001   002   003   004   005   006   007   008   009   010   011   012   013   014   015   016   017   018   019   020