✦ Blog: Anime Shoujo - Sigla: AS
✦ Dona: Thays Ramos(Off)
✦ Desde: 30/03/2012
✦ Tema: Card Captor Sakura Clear
✦ Post: 2.244
✦ Comentários: 9.324
✦ Visualizações: 5.323.215

1.1.14

Hatsu Yume - O Primeiro Sonho do Ano Novo


 Ohayô Minna-san!
Trouxe uma postagem bem legal sobre o Hatsu Yume, para saber o que se trata clique em leia mais e aproveite a leitura.

 E durante esses primeiros dez dias de janeiro trarei todas as superstições, novidades e costumes do Ano Novo Japonês!

Os japoneses são mega hipersupersticiosos, principalmente, quando se trata de Ano Novo, acreditando que o primeiro sonho do ano pode influenciar sua sorte durante os próximos meses do ano.

O primeiro sonho do ano se chama Hatsu Yume. Podendo acontecer no dia 01 ou 02 de janeiro. Diz à lenda que os melhores sonhos são sobre o Monte Fuji, o falcão e berinjelas, por esta ordem. 
 

Monte Fuji, duas Águias e três Berinjelas

 


Existe um folclore japonês que tem mais de 400 anos, existem três sonhos que dão muita sorte e fortuna a quem sonhar no Ano Novo: Monte Fuji, duas Águias ou três Berinjelas. 
 Mas porque sonhar com algum desses três dá sorte? 

  • Monte Fuji dá sorte por ser a montanha mais alta do Japão;
  • Águias por serem inteligentes e lançarem altos voos;
  • Berinjela que se chama Nasu ou Nasubi tem o mesmo fonema da palavra Nasu, que significa Alcançar ou Atingir, no caso os objetivos e metas esperados para o ano.
Outra teoria sugere que esta combinação mega estranha surgiu por serem os favoritos do Shogun Tokugawa Ieyasu. Esta superstição é conhecida no Japão como Ichi-Fuji, Ni-Taka, San-Nasubi. 

A lista tem uma continuação, embora não muito conhecida: Yon-Sen, Go-tabako, Roku-Zato ( 4 leques, 5 Tabacos e 6 ratos ). 

A origem dessa tradição pode ser rastreada até o período Edo no Japão, mas ninguém sabe explicar ao certo de que maneira surgiu. A partir do período Muramachi surgiu à tradição de colocar um barquinho de papel com a imagem dos sete deuses da sorte em um rio para desviar a má sorte, caso tenha tido um sonho de mau agouro.

Fukujin Shichi, Takarabune e Tsuru Kame


Para atrair muita sorte, felicidade e fortuna aqueles que sonham com os Fukujin Shichi conhecidos como os Sete deuses da sorte;
Takarabune conhecido como O Navio do Tesouro é uma tradição que manda dormir com a imagem do Shichifukujin, embaixo do travesseiro no primeiro dia do ano, ajudando garantir bons sonhos.
Tsuru Kame também é dito trazer sorte, pois representam a garça e a tartaruga, dois símbolos da fortuna e longevidade no Japão. 

O primeiro acordar no ano chama-se Hatsu-Nezame e a Primeira noite de Sono do Ano Novo chama-se Ne-shoogatsu.

 

Baku Makura ou Travesseiro de Anta 

 

 
 
Se no próximo Ano Novo, você ficar morrendo de medo de ter um pesadelo e atrair a má sorte para perto, que tal dormir com um Baku Makura? 
Baku Makura significa Travesseiro de Anta e os japoneses dizem que o Baku come sonhos ruins. Portanto ter um travesseiro desses pode ser útil nesses casos. 

E aí? Você se lembra de qual foi o seu primeiro sonho do ano?

Fonte:  Japão em Foco

Um comentário:

  1. Oh que legal, eu vou gostar de ler sobre isso xDD

    Nossa, o meu primeiro sonho eu fui pesquisar o significado e foi algo bom. Apesar de não ter sonhado com o monte fuji ou águias e berinjelas fiquei feliz hahaha!

    E esse travesseiro de anta, que coisa biazarra kkkk xD mas vale a pena tentar! Adorei o post!!

    ResponderExcluir

Deixe os seus comentários mais parecido com o seu jeito,use os emoticons do AS e se divirta comentando...

Bjinhos :**

001   002   003   004   005   006   007   008   009   010   011   012   013   014   015   016   017   018   019   020