Yoo minna-san! :) Genki desu ka?
Penso eu que vocês já devem ter lido sobre curiosidades do Japão milhares e milhares de vezes em outros blogs e sites, e provavelmente devem estar cansados de sempre achar as mesmas coisas de sempre, falando de que nesse país em muitos prédios 'não existe o quarto andar' ou que lá 'abrir presentes na frente da pessoa que deu é falta de educação'. Bom, eu lhes asseguro que dessa vez, eu tentei trazer informações diferentes das que são normalmente publicadas, e que talvez vocês nunca tenham ouvido falar sobre elas, então, não custa dar apenas uma lidinha nesse post, né? Aposto que irão gostar! ^^ Confiram!>
O 'kimono' é uma roupa tradicional japonesa, e surgiu no século VIII, no período de Nara (710-794), a partir da metade do século 16, sendo usado como roupa de baixo e como vestimenta de uso diário. Hoje em dia é utilizado apenas em ocasiões solenes. Geralmente é confeccionado de seda; e os desenhos, cores e estampas variam de acordo com a circunstância e o estado civil de quem o veste. Por exemplo, as mulheres solteiras usam o 'furissodê', um kimono de mangas largas e longas, enquanto as casadas usam o 'tomessodê' com mangas comuns. Existem outros tipos de kimono feminino, como o 'homongui', o 'komon' e o 'uchikave'. Já os homens usam outros tipos, como o 'montsuki hakama' para ocasiões solenes, e o 'haori' como vestuário de passeio. (Fonte).
O koinobori é colocado no Dia dos Meninos, uma das principais datas comemorativas do Japão, celebrada no dia 5 de maio. A palavra koinobori significa literalmente “subida das carpas”. O peixe foi escolhido para representar esse ideal de coragem, força e bravura devido ao fato de o mesmo poder subir correntezas e cataratas. Hoje em dia, algumas famílias até estendem o koinobori para suas filhas, já que para tornar a comemoração menos masculina, o Dia dos Meninos passou a ser considerado o Dia das Crianças. Nesta data, além de hastearem o koinobori, os meninos também expõem pequenas miniaturas de guerreiros dentro de suas casas. O chimaki (bolinho de arroz) e o kashiwa (bolinho de arroz recheado com massa de feijão doce) são os dois alimentos associados à data comemorativa. (Fonte).
O 'Hinamatsuri', festa típica japonesa, que ocorre dia três de março, representa o dia das meninas. A característica principal do Hinamatsuri são as bonecas tradicionais, que ficam expostas em plataformas com panos vermelhos, por um período de no máximo duas semanas, que representam o Imperador, a Imperatriz, serviçais, senhoras da corte e músicos com as vestimentas tradicionais do período Heian. Um jogo completo tem cerca de 15 bonecas, além de objetos de decoração, uma laranjeira e uma cerejeira, um espelho, instrumentos musicais, entre outros. O costume de exibir as bonecas teve início durante o período Edo. O Hinamatsuri é oriundo de um antigo costume japonês, no qual bonecas feitas de papel eram colocadas num rio, levando consigo os males ou os maus espíritos. (Para saber mais, clique aqui).
Gincana poliesportiva japonesa: Undokai
Undoukai é uma espécie de gincana familiar poliesportiva japonesa originada no século XIX. Dentre as atividades que acontecem no evento, está o cabo de guerra, corridas, corrida de obstáculos, arremesso de peso, bola ao cesto, torre humana, e outros. No Japão, o Undoukai é normalmente realizado no outono, durante um dia todo. Aos participantes são garantidos prêmios e boa alimentação.
Fiz alguns posts sobre outras curiosidades sobre o Japão há algum tempo. Coloquei os links a seguir para vocês conferirem:
Pratos Salgados: Conheça treze pratos típicos japoneses clicando aqui.
Doces: Conheça seis famosos doces típicos caseiros japoneses clicando aqui.
Conheça mais sobre a boneca típica japonesa que não possui braços nem pernas (e saiba porquê) clicando aqui.
Saiba mais sobre um tipo de poema japonês chamado de Haikai, constituído de apenas três versos clicando aqui.
Aprenda algumas expressões básicas da língua japonesa clicando aqui.
Sayonara, minna-san!
Não vou ver as outras postagens por pura preguiça, só aquela da boneca sem braços nem pernas que vou ver.
ResponderExcluirAchei as curiosidades bem interessantes, principalmente essa da gincana em família. Queria que tivesse isso no Brasil, só pra interagir o povo ^_^
Kiss ~
sibeleekpop.blogspot.com
Rsrsrsrs, mas obrigada mesmo assim por ter lido esse post ^^ acho que vai gostar da lenda sobre a origem das kokeshis ;)
ExcluirSão mesmo ^^ E o Undokai existe sim no Brasil, mas é raro. Participo todo ano dessa gincana, é muito legal! ><
Kisses!
Achei super legal o post! o: E o de expressões japonesas também... bem informativos. Não fazia idéia dessa dicotomia do koinobori/hinamatsuri... já tinha ouvido falar dos festivais, mas de serem dia dos meninos/meninas foi total novidade pra mim... Obrigada pelos posts! <3
ResponderExcluirChell - http://notloli.co.vu
Domo arigatô, Chell! ^^ Fico muito feliz que tenha gostado do post e por ele ter sido útil pra você :) O prazer foi todo meu!
ExcluirKissus :*
Ameeii, parabéns pelo post e o blog, gostei muito
ResponderExcluirbjsss
Domo arigatô, Rukia! ^^ Que bom que gostou! n_n
ExcluirBjs também :)
Eu já sabia de tudo, menos do Kokeshi....
ResponderExcluirHá quanto tempo não visito esse blog? Retribui a visita? cats-and--books.blogspot.com
É mesmo? Nossa, então você conhece bastante sobre cultura japonesa, hein?!! ^^
ExcluirObrigada pela visitinha!
Kissus ~~