✦ Blog: Anime Shoujo - Sigla: AS
✦ Dona: Thays Ramos(Off)
✦ Desde: 30/03/2012
✦ Tema: Card Captor Sakura Clear
✦ Post: 2.244
✦ Comentários: 9.324
✦ Visualizações: 5.323.215

9.11.14

Novelty - Faça o seu próprio visual novel


Oiee amores *-*
Lembram de um programinha que postei aqui que ajuda a criar um mangá? O Comipo! (Veja a postagem aqui) e agora olha que superhipermegalegal um programa que ajuda a fazer um visual novel, isso mesmo e com direito a vários finais, vários cenários e tudo que um visual novel possa ter.
Mas claro que como cada programa desses sempre tem uma versão trial(teste) e a versão completa que infelizmente é comprada. Maaas com a versão trial da pra fazer tudinho, palavra de otome. o/
Eu fiz um visual novel com o Novelty para primeiro aprender e conhecer um pouco mais sobre o programa e acreditem tem umas coisinhas que foram complicadas e por sorte de vocês vou ensinar pelo menos o básico e a montar um novel. Agora vamos ao tutorial...

1. Primeiro baixe o Novelty (Download Novelty 0.8.9 beta).
2. O download vai vim como arquivo rar, depois de extrair procure a pasta com o nome ''novelty'' e abra clicando duas vezes esse ícone(vai ter dois, se o primeiro não abrir tente o segundo rs):
Ao abrir vai aparecer uma pequena janela dai é só fechar mesmo.
Agora vamos entender pelo menos o básico de cada coisa.
(clique em todas as imagem para ver de tamanho maior)

Criando o menu do seu visual novel
1: Escolhendo o fundo(cenário).
2: Show menu/menu.
3: clique na parte que está em azul para aparecer as opções de editar.
4: Escolher o tipo de fonte da letra, eu escolhi o primeiro (só tem 2).
5: Quantidade de barrinhas (da pra deixar até 8 mas deixei 2).
6: Título (novo jogo/sair).
7: Esse é o evento que você quer que ocorra ao clicar no button do menu, vão ter diversas opções: change page, save game, end novel, etc... Eu deixei em change page (explicação 8 para saber o que essa opção faz). Já no segundo button como era de sair deixei em end novel.
8: Como na primeira opção eu deixei em ''change page'' vai aparecer outras seguintes opções, e elas serão muito uteis no decorrer do seu visual novel pois ela tem a função de pular de um capitulo/pagina para outro lá na frente. ^^
As opções são:
Next page -> pagina seguinte
Next chapter -> capitulo seguinte
Preceding page -> não tenho certeza mas acho que esse faz voltar na pagina anterior =s
O próximo vai aparecer dependendo de quantos capítulos e paginas vai ter, como no exemplo eu só tinha criado um de cada para mostrar a vocês só apareceu -> Chapter 1, Page 1.
Vou mostrar a vocês uma imagem do que eu criei aqui( inclusive irei postar na postagem seguinte):
A diferencia desse é que está -> Chapter 6, Page 62 (essa opção coloquei na Pagina 18 do capitulo 3 dai automaticamente quando escolher esta opção irá para a pagina 62 do capitulo 6).
Então gente tem mais outras bilhões de coisas que da para por no menu mas eu ainda não conseguir usar tudo (não vou menti tentei mas não entendi direito) e para vocês não ficar confusos resolvi ensinar só o básico mesmo. 

Agora vamos aprender como colocar os personagens... Acho que são 6 pelo menos nessa versão em beta(teste) e para colocar só ver a imagem e seguir as instruções:
1: Clique para aparecer e escolher os personagens.
2: Clique com o lado direito do mouse e escolha a opção -> Add to scene.
3: Neutral é como você quer a emoção do personagem é só clicar para selecionar outras emoções, alguns tem muitos outros bem poucos.
E prontinho agora você já sabe adicionar personagens ao seu visual novel, vamos agora para as falas.

Preste bastante atenção pois nessa parte até eu tive problemas.
1: Prefabs -> Sample novel interface. 
2: Escolha a primeira opção (clique duas vezes e pronto). Gente é importante saber que depois que vocês colocarem a interface de conversa não precisa mais adicionar nas outras paginas, dai é só seguir o passo 3 para colocar a parte do texto, certinho? ^^
3: Colocando o dialogo, vá em story e clique duas vezes na primeira opção (a do balãozinho).
4: Depois vá em Phrase (como na imagem) e escreva o que quer que apareça na conversa.
5: E em Name é o nome do personagem ou o que você quer que apareça como nome rs.

Agora vamos mudar a cor da parte da conversa (veja na imagem):

1: Clique em scene como na imagem.
2: E depois em ''novel interface''.

3: Procure por ''Sample UI #1 (frame)''.
4: Vai aparecer a parte de editar e dai só ir em color e prontinho só mudar para a cor que você quer.
Obs.: Não tem como mudar a cor do ''save, load e log'', ok? (pelo menos eu não achei).
Aproveitando vamos entender um pouquinho essa parte, só vai funcionar quando terminado ou quando você clicar para visualizar o novel pronto(ensinarei na próxima imagem). Não precisa se preocupar pois ele já vem prontinho pra salvar, eu não sei se tem como trocar por um outro button pois usei esse pronto mesmo.

Acho que é só isso, aaah mas Thays-chan e se eu quiser salvar antes de pronto pra continuar depois? Ou e se eu quiser ir vendo como ta ficando? Calma que da pra fazer isso, segue a imagem:

Algumas coisinhas do Action catalog(só vou comentar do que eu sei, ok?):

Dialogue/Paragraph-> colocar dialogo(conversa).
Wait-> colocar tempo (essa tem 4 opções):
Forever-> mesmo que você clique não vai mudar de pagina.
Timed-> escolher o tempo que quer que mude para a outra pagina.
Until mouse... -> (eu sempre deixo nessa/ mudar de pagina só quando clicar com o mouse.
Until video ends-> não sei =s.
Show menu-> colocar opções de escolhas (com button, assim como no menu)
Change b.-> colocar imagens, png,etc...
Play BGM-> colocar musica
Play vocal-> colocar sons de reação dos personagens.
 O resto eu não usei então não sei como funciona ou como usar mas na medida que vocês foram usando acho que da para ir descobrir, né? ^^
Seguindo esses passos já da para fazer tudinho em um novel, certinho? Aaah e outra coisinha a ordem interfere em como vai ser o seu novel, ex.:

Na imagem veja que o ''wait'' está por ultimo, por que isso? Se ele estive no meio assim que a pagina aparecesse ia aparecer a fala mas depois que você clica-se apareceria a voz, ia ficar meio sem sentido, né? Então por isso é bom você deixar o ''wait'' antes ou depois do que você gostaria que muda-se quando você clica-se, tendeu? Assim serve para as outras ações. >..<

Thays-chan já terminei o meu visual novel e como eu faço pra salvar e distribuir pro mundo?
Então gente é mais fácil do que parece hihi:
Vá em file-> Export...-> stand-alone game, e ai vai abrir uma janela(veja na imagem):

1: Escolher o local em que quer que o seu novel fique salvo(se você não escolher o local o novel vai está em uma das pastas do novelty que é a pasta ''Build'').
2: o ícone do seu novel, o próprio novelty disponibiliza o dele rs mas pode ta trocando por outros do seu pc.
3: Clique em export e pronto. \o/
E mais uma ultima coisinha se alguém quiser colocar outras imagens só clicar na pastinha do lado do save(salvar), certinho? E para achar mais personagens só ir no deviantART e pesquisar por ''VN Character''.

Então amores o tutorial terminou e eu espero que tenham entendido tudinho mas se surgi alguma duvida só deixar nos comentários que eu respondo, ok? E na próxima postagem vou trazer o visual novel que eu fiz com a ajuda do Novelty para vocês jogarem. \o/
Espero que gostem... Bjinhos :**

43 comentários:

  1. que. demais O.O simples assim! ADOREEEEI!!!
    *O*
    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Thays, Thayyss kyyaahh, sua kawaii :3, adorei o tuto, pode me seguir? -> http://animedoqem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. u não consegui baixar um que fusionasse.toda vez diz que ta faltando um arquivo lá e eu não sei qual é D: me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah ver qual o nome do arquivo e baixe pelo google mesmo e depois joga na pasta do programa e ver se vai. ^^
      005

      Excluir
  4. Amei o post,tem como fazer pelo celular?
    Ia ser muito show poder fazer pelo celular e passar para o pc.
    :)

    ResponderExcluir
  5. o meu não consegue instalar aparece essa mensagem : o programa não pode ser iniciado porque está faltando d3dx9_37.dll no seu computador. Tente reinstalá-lo para resolver esse problema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. More baixa o d3dx9_37.dll as vezes no meu tmb da isso, coloca no google que vc vai achar ^^

      Excluir
  6. ótimo obrigado me ajudo muito 020 valeu mesmo

    ResponderExcluir
  7. como eu coloco um personagem que eu criei no visual novel ?! ;-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No final do post eu falo como, da para por qualquer imagem...
      005

      Excluir
  8. Respostas
    1. Oxi, pq more? Tenta da mais algumas lidas no post, ta bem explicadinho ^^

      Excluir
  9. Olá, se não fosse muito incomodo, poderia fazer um vídeo explicando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensei nisso... Futuramente vou criar o meu canal dai vou ensinar ^^

      Excluir
  10. Nossa!! achei que seria muito mais complicado!! só exige muito tempo, imagino!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, eu acho que fiquei o dia todo criando um novel de 10 min no máximo rsrs

      Excluir
  11. tem como colocar meu proprios personagens?

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Tem um programa que vem no pacote do Novelty chamado: NoveltyMLDesigner nele você pode adicionar suas imagens em alguma pasta do Novelty, ou seja, se você desenhar ou criar o personagem/ator/cenário em outro programa e salvar como imagem, é só adiciona-lo no Novelty com o Designer e usa-lo. Espero ter ajudado (>u<)

      Excluir
    2. Criar não tem como, maaaas tem como colocar personagens(em imagens png) como a nossa querida RosaLeeh-chan ensinou... Obrigada more 005

      Excluir
  13. Da de ganhar dinheiro com isso?
    Serio eu preciso muito de dinheiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, acho que se as imagens for de sua autoria quem sabe >..<

      Excluir
  14. Como eu coloco meus próprios personagens no jogo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No final do post eu falo como e o personagem tem que ser em forma png, até dei um site com alguns ^^
      005

      Excluir
  15. Adoreii, passei um tempão procurando como mexia no Novelty e você foi quem expicou melhor!!! Ganhou mais uma seguidora (>w<)

    ResponderExcluir
  16. Nossa, mt obg msm. Eu vou fazer uma visual novel de tcc do meu curso de graduação e vc me ajudou mt :)

    ResponderExcluir
  17. EEE...uma perguntinha dá pra fazer em tablet?
    Queria muito saber...eu não tenho PC só tablet msm

    ResponderExcluir
  18. Como faz para adicionar um personagem que não tem na barra dos actors?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem que colocar como se fosse uma imagem(png, jpg e etc), no final do tutorial eu ensino como... Qlq coisa só comentar mais.
      005

      Excluir
  19. eu não sei oque fazer não instala , já tentei pelo google e talz já instalei o d3dx9_37 pelo google tb e ñ deu

    ResponderExcluir
  20. não conxigui acha o seu jogo me made o link por favô xauu!!!

    ResponderExcluir

Deixe os seus comentários mais parecido com o seu jeito,use os emoticons do AS e se divirta comentando...

Bjinhos :**

001   002   003   004   005   006   007   008   009   010   011   012   013   014   015   016   017   018   019   020