✦ Blog: Anime Shoujo - Sigla: AS
✦ Dona: Thays Ramos(Off)
✦ Desde: 30/03/2012
✦ Tema: Card Captor Sakura Clear
✦ Post: 2.244
✦ Comentários: 9.324
✦ Visualizações: 5.323.215

13.3.18

Maneki Neko - O Gato da Sorte


História do Maneki Neko
 Para descobrir a origem do Maneki Neko, é necessário analisarmos alguns comportamentos felinos. O gato é um animal tão sensitivo, que pressente a chegada de uma pessoa ou então quando uma chuva se aproxima. Essas mudanças em sua rotina, o deixam inquieto. Então, ele começa a dar voltas ou esfregar sua face, pois esse tipo de comportamento tranquiliza-o. Daí surgiu a história de que se “o gato esfrega a face, é sinal de chuva ou de visita”.
A coleira vermelha com um sino tem origem nos costumes do período Edo (1603 – 1867), quando o gato era um animal de estimação dos aristocratas. As damas da corte agradavam seus gatos, colocando-lhes coleiras vermelhas, feitas de chirimen (um tecido de luxo da época) com um pequeno sino.
Alguns Manekineko seguram um koban (uma moeda de ouro de formato ovalado do Período Edo). Porém, o koban verdadeiro vale apenas um ryo, e o koban do Manekineko representa dez milhões de ryo. Ou seja, trata-se de uma moeda fictícia para simbolizar a fortuna, a riqueza e a prosperidade.

Maneki Neko – O Gato da Sorte Japonês
Quem não conhece o Maneki Neko, um dos amuletos do Japão mais famosos em todo o mundo? Conhecido também como Gato da Sorte, esse talismã é muito especial para os japoneses para atrair muita sorte, proteção, prosperidade, felicidade e saúde.
Maneki Neko significa literalmente “gato acenando” e se caracteriza por um gato sentado com uma das patas levantada. A pata levantada seria para atrair sorte e o gato que serviu de inspiração para este amuleto foi o Bobtail Japonês, uma raça rara e muito antiga, além de ser a única raça considerada nativa do Japão.
A maior característica desse gato é sua cauda curta, cujo comprimento mede aproximadamente entre 10 a 12 cm. É comum vermos estátuas grandes do Maneki Neko na entrada de muitos restaurantes e estabelecimentos comerciais ou perto da caixa registradora com o objetivo de atrair clientela.

Significado das Cores do Maneki Neko
Resultado de imagem para Significado das Cores do Maneki Neko
Embora o Maneki Neko branco seja o mais popular, existe algumas variações de cores e cada um tem um significado especial:

• Maneki Neko Branco: Traz sorte e felicidade
• Maneki Neko Preto: Afasta os maus espíritos e protege de doenças
• Maneki Neko Dourado: Traz Riqueza e Prosperidade
• Maneki Neko Prateado: Traz saúde e longevidade
• Maneki Neko Rosa: Sucesso no amor e nos negócios
• Maneki Neko Verde: Traz sucesso acadêmico e profissional
• Maneki Neko Amarelo: Traz boas amizades e relacionamentos
• Maneki Neko Vermelho: Protege contra os espíritos malignos e doenças
• Maneki Neko Azul: Ajuda a realizar os sonhos

Significado das Patas do Maneki Neko
Resultado de imagem para Significado das Cores do Maneki Neko
A forma como a pata está levantada também tem significados específicos. Quanto mais a pata estiver levantada, melhor será.

• Pata direita levantada: Traz sorte e fortuna
• Pata esquerda levantada: Traz mais clientes ou visitantes
• Com as duas patas levantadas: Traz sorte em dobro
• Com sino de ouro: Traz sorte, proteção e prosperidade
• Com lenço vermelho: Chama a atenção e traz boas energias
• Com moeda de ouro: Ajuda a manter a riqueza material

Algumas pessoas sugerem que o Maneki Neko com a pata direita levantada é mais utilizada para residências, lojas e empresas, enquanto que o Maneki Neko com a pata esquerda levantada, é mais utilizado por estabelecimentos noturnos como bares, casas de gueixas, casas de shows e restaurantes.

Nenhum comentário:

001 002 003 004 005 006 007 008 009 010 011 012 013 014 015 016 017 018 019 020

Postar um comentário

Deixe os seus comentários mais parecido com o seu jeito,use os emoticons do AS e se divirta comentando...

Bjinhos :**