✦ Blog: Anime Shoujo - Sigla: AS
✦ Dona: Thays Ramos(Off)
✦ Desde: 30/03/2012
✦ Tema: Card Captor Sakura Clear
✦ Post: 2.244
✦ Comentários: 9.324
✦ Visualizações: 5.323.215

22.5.14

Itadakimasu e seu significado


Oiee amores, vim trazer o significado da palavra Itadakimasu e como ela é usada no Japão... achei bem legal esse post pois essa é uma das palavras que já ouvimos muitas e muitas vezes nos animes, num é mesmo? Então vamos aprender um pouquinho mais sobre o dicionario japonês. *-*

Significado:
Itadakimasu ( uma busca de harmonia/Sabedoria)
"Itadaku" significa "comer" na forma modesta de falar, e "masu" indica polidez.
(polidez significa: discurso que demonstra cortesia, gentileza, através do uso de expressões que suavizam a autoridade imperativa do locutor). 
A língua japonesa tem 3 formas diferentes de se expressar: uma neutra, uma de modéstia e uma de respeito. Assim, essa expressão significa que a pessoa admite que é dependente da refeição que está tomando.

De acordo com Rokusuke, itadakimasu, pronunciado antes de cada refeição é uma prece de agradecimento e reconhecimento às vidas que foram sacrificadas para dar continuidade à nossa vida. É um obrigado à vida dos grãos de arroz que não produziram outras vidas, um obrigado às abelhas que polinizaram os grãos, ao trabalho do lavrador que cultivou o arroz, às mãos que trouxeram o arroz até a nossa mesa.

A palavra é do dicionário Shinto, a mais antiga crença japonesa. E como sinal de que é uma prece, é costume no Japão juntar as palmas das mãos e abaixar levemente a cabeça ao dizer itadakimasu.

Curiosidades:
No Japão, todas as crianças entre seis a onze anos de idade, que frequentam as escolas públicas pronunciam essa palavra pelo menos uma vez ao dia. E pronunciam em uníssono com o(a) professor(a). Geralmente pronunciam a palavra sentadas nas suas carteiras, na própria sala de aula com a bandeja do ¨kyuushoku*¨ (almoço escolar), servidos pelos próprios colegas de classe a sua frente.

Agradecer a comida não é típico da cultura japonesa. É sabido que cristãos, judaicos, islâmicos também o fazem. O que é específico do itadakimasu é que esta palavra coloca os seres animados, plantas, animais e o homem em um mesmo plano de importância.

4 comentários:

  1. Muito Interessante ! Eu quase nada sei da cultura japonesa. Arigatô por compartilhar este conhecimento. ^^

    ResponderExcluir
  2. Wahh~ Adorei esse post!! Me passou informações lindas (⁀ ᗢ ⁀) Arigatou ♥

    ResponderExcluir

Deixe os seus comentários mais parecido com o seu jeito,use os emoticons do AS e se divirta comentando...

Bjinhos :**

001   002   003   004   005   006   007   008   009   010   011   012   013   014   015   016   017   018   019   020