✦ Blog: Anime Shoujo - Sigla: AS
✦ Dona: Thays Ramos(Off)
✦ Desde: 30/03/2012
✦ Tema: Card Captor Sakura Clear
✦ Post: 2.244
✦ Comentários: 9.324
✦ Visualizações: 5.323.215

11.11.12

4 Curiosidades sobre os jovens japoneses

535536_477400338949893_1416605191_n_large


Durante a minha estadia na terra do sol nascente, tive a oportunidade de conviver com vários jovens japoneses, tanto meninas quanto meninos, e pude observar alguns detalhes e tirar algumas dúvidas sobre o comportamento deles.

A idade média das pessoas com quem convivi era de 20 anos, todos já na universidade. Alguns do primeiro e segundo anos apenas estudavam sem grandes preocupações, já os do terceiro e quarto anos já pensavam na busca por emprego e em seus futuros. Dentre regras e imposições da sociedade, os jovens japoneses acabam tendo pouco ou nenhum espaço para serem quem são: jovens.
Jovens Japoneses

1. As meninas não podem pintar o cabelo ou furar a orelha antes de entrar na universidade

Ao contrário de nós, brasileiras, que temos nossas pequenas orelhas furadas ainda na maternidade, boa parte das japonesas passam a vida sem poder usar brincos. Enquanto as meninas estão no ensino fundamental, é proibido ser diferente, ou seja, elas não podem via de regra, tingir os cabelos ou usar brincos – mesmo os de pressão. Por isso, quando aparecem meninas de cabelos tingidos em mangas, como em Bijinzaka, elas são consideradas transgressoras.

2. Meninos vão ao salão de beleza

Qual a minha surpresa quando, durante um nomikai, os meninos perto de mim começam a conversar sobre… salão de beleza! Sobre métodos de arrancar pelos do rosto, tratamentos para cabelo. Existem inclusive salões de beleza exclusivos para homens, algo como barbearias mais evoluídas, nas quais não apenas se consegue ter o cabelo cortado e o rosto barbeado, mas também o cabelo tingido, o rosto tratado, etc etc.

3. Sem abraços e beijinhos em público

Em seis meses, vi apenas dois casais se beijando em público – um selinho e um beijo mais demorado. Mas o beijo é o mínimo dos detalhes, porque os jovens japoneses sequer demonstram que são um casal. Não é só uma questão de não expressar carinho em público, mas sim de não darem as mínimas pistas de que são namorados. Se tratam como amigos, não ficam próximos durante as reuniões e quase não se comunicam.

Em outras palavras, os namorados japoneses se relacionam com o mínimo contato, trocando mensagens e se encontrando de vez em quando, sempre longe dos olhos de conhecidos. Assim fica fácil entender porque em mangas e doramas fica aquele entrave entre o casal até que o beijinho mais simples aconteça. A situação fica num plano tão abstrato que qualquer demonstração de carinho dá margem ao velho pensamento: será que ele(a) gosta de mim?

4. Mínimo contato entre as pessoas

Se entre namorados, que em teoria são mais íntimos, o contato é mínimo, imagine entre amigos de sexo opostos. Simplesmente não há contato. As meninas se abraçam entre si, os meninos se cumprimentam, mas quando o assunto é o sexo oposto, os jovens japoneses travam. Uma vez que o início de um namoro no Japão é cheio de devaneios e achismos, qualquer aproximação pode ser interpretada como interesse.

Por exemplo, uma das meninas com quem eu convivi desmaiava na rua com frequência e nenhum menino se movia para ajudá-la. Toda vez que eu presenciava a situação, achava de péssimo gosto, mas para eles o fato de encostar na menina talvez significasse demonstrar algum interesse que não havia e por isso que nenhum menino ajudava. Ou pior, poderia ser considerado um assédio sexual. É, por essas e por outras que não existem homens cavalheiros no Japão.

Assim sendo, os jovens japoneses, já cheios de dúvidas normais para a idade, ainda precisam se ajustar às regras impostas pela sociedade e se preparar para o mercado de trabalho japonês, ainda mais repressor dentro das empresas.

3 comentários:

  1. que bosta. se eu tiver morrendo vou morrer pq nenhum japa vai me ajudar ahuhsuahuhu to lascada

    ResponderExcluir
  2. Você foi para o Japão? Nossa, que legal! (^.^) Sempre quis ir pra lá... (>.<) Estou até aprendendo japonês. Gostei muito do seu post, falando sobre como são os japoneses (de lá). Algumas coisas eu já tinha uma ideia, mas, tem outras... que eu me surpreendi bastante (*o*) Tipo esse negócio de salão de beleza para meninos... não imaginava que tantos o frequentassem. Talvez uma vez por mês, mas não tão regularmente (¬¬') E também o de não poder furar as orelhas nem pintar o cabelo. Interessante. Tem algumas escolas aqui no Brasil que também proíbem, como a minha.
    Parabéns pelo post! Omedetô! (^.^)
    Na.

    ResponderExcluir
  3. Hm, só discordo da parte dos brincos e cabelos tingidos. Geralmente muda de cidade e de escola, claro que há em algum lugar escolas que permitem, isso não é tipo "Lei nacional" nem nenhuma regra. eu estudei no Japão até (comecei os estudos la e frequentei o jardim de infância) mais ou menos o meio da segunda série e na minha sala lá do Japão tinha um guri que tinha o cabelo pintado e eu tinha orelha furada (meio irrelevante porque todoss de lá sabiam que eu era estrangeira XD) só que eu não lembro se eu usava meus brincos -QQQ
    Eu achava o máximo o cabelo pintado! eu cheguei a pintar antes de voltar pro Brasil, foi muito engraçado KSOAPKSAOPKSAOSKAKSAPKSAOSKAOSA -WTF
    A cor mais famosa daquela época era um louro-ruivo, mas eu vejo bastante nos artistas de lá e naquelas fotos de "japonesas kawaiis" com a mesma cor, será que é famoso? XD
    Kissus Kissus, geralmente eu acabo odiando posts assim mas esse eu gostei bastante! Tinha coisas das quais eu não sabia, como esse negócio de pouco contato até para socorrer alguém na rua!! x.x

    ResponderExcluir

Deixe os seus comentários mais parecido com o seu jeito,use os emoticons do AS e se divirta comentando...

Bjinhos :**

001   002   003   004   005   006   007   008   009   010   011   012   013   014   015   016   017   018   019   020